Apresentação
II Encontro Cultural Brasil-Portugal
O evento inaugural, realizado com sucesso em julho de 2021, teve a coordenação da associação portuguesa Alter Ibi. Agora iniciamos os trabalhos que resultarão em um segundo evento, a se realizar em novembro de 2021, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Brasil.
A proposta básica da série de eventos intitulados “Modernismos pra lá e pra cá” é reunir acadêmicos e intelectuais das áreas das ciências sociais e humanidades em um diálogo transatlântico sobre as relações – semelhanças e disparidades – entre os Movimentos Modernistas ocorridos em Brasil e Portugal.
Embora particularmente focado na relação, múltipla e complexa, entre os modernismos e os Estados Novos português e brasileiro, o encontro visa promover uma discussão contextualizada, abrindo-se também a contribuições que, explorando outras geografias e cronologias, permitam esclarecer processos de longa duração e manifestações que, descolando-se das situações nacionais, adquiriram características globais.
A análise do papel das diversas disciplinas artísticas – das artes visuais às performativas, incluindo também a literatura e a música – na construção, legitimação e resistência aos parafascismos em questão é ainda o mote para uma reflexão, imprescindível e atual, sobre o lugar da arte e da cultura no exercício de uma cidadania crítica e ativa.
O objetivo maior, ao realizar este segundo encontro, é desenvolver o terceiro encontro em fevereiro de 2022, coincidindo com o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. A soma dos três encontros tornará esta tríade científico-cultural em um fórum permanente de discussão sobre as questões relativas à arte, à cultura e à cidadania em um ambiente democrático.
Personalidade Homenageada
Gregori Warchavchik [۞Odessa/Ucrânia,1896 – †São Paulo/SP,1972]